quinta-feira, 19 de março de 2009

Metáfora Non-Sense contra o preconceito:

Deu no Conversa Atrevida: "teríamos boas chances de fazer parte dessa lista de brasileiros que até aceitaria, mas preferiria que seu filho NÃO fosse heterossexual"


Sai a panela do fogo, ao som borbulhante de seu conteúdo em cozimento e segue direto para o aparo de palha sobre a mesa de jantar. George já esperava ansioso, sentado enquanto Marcia destampava o recipiente protegendo suas mãos com um pano de prato roto, mas de uma estima de fazer inveja ao cachorro da família, a quem só caberiam os restos das iguarias.

Vai-se a tampa e em meio aos borbotões de vapor de aroma tentador emerge a imagem do prato daquela noite. Pausa dramática. Explosão!

- Porra, Márcia!

- Cruzes, George, que foi?

- Tá de sacanagem com a minha cara?!

- Mas...

- Porra! Tá me estranhando?!

- Calma, querido! Que aconteceu!?

- Que merda é essa? Tá pensando o que?

- Calma! Eu não queria ofender!

- Não queria? Que você tá pensando? Peixe ensopado?!

- É George! Queria te fazer uma surpresa!

- Surpresa? Surpresa é boa! Você queria era me dar um susto! Ou tá achando coisa de mim.

- Não foi por mal, môr. Você vira e mexe comentava que nunca comeu Peixe ensopado!

- Porra! Eu não gosto de Peixe ensopado!

- E como é que você sabe que não gosta de Peixe ensopado se nunca comeu!

- Porra, Márcia. pega mal! Vai que chega minha mãe aqui em casa agora e vê meu prato cheio de Peixe ensopado.

- Não vai dizer nada. Você já é um homem feito, trabalha, se sustenta e não tem que prestar contas a ninguém, muito menos àquela quadrada da sua mãe.

- É?! E prá mim!? O que eu vou dizer? Eu nunca comi Peixe ensopado na minha vida! Nem quando eu era adolescente e estava me afirmando eu comi Peixe ensopado. Não vai ser agora, depois de velho e respeitado que eu vou comecar.

- Pára de bobeira, George! Pensa que eu nunca vi, quando a gente via aquelas fitas de culinária, quando tinha Peixe ensopado, os teus olhos lá se esticando? Pensa que eu nunca percebi que no fundo, no fundo, você sempre teve curiosidade de experimentar prá ver se gostava e nunca experimentou com medo do que os outros iam falar?

- É mentira!

- Mentira? Você mesmo já confessou que já teve vontade de experimentar uma vez que me viu comendo.

- Foi no dia em que eu te pedi em casamento, logo, eu tava bêbado e, portanto não era prá levar a sério!

- É? E aquele dia que a gente resolveu experimentar umas coisas novas e quase fomos em uma casa especializada - por sugestão tua - prá comer um ensopado de Peixe ensopado? E você desistiu ainda na porta mas em dúvida. Acabamos indo a um restaurante Neozelandês!

- Era uma fase! Nossas refeições estavam caindo na rotina. Mas depois nós compramos aquele livro de capa vermelha "A cozinha maravilhosa da Ofélia!" e nunca mais nossas refeições cairam na mesma. Nunca mais pensei em Peixe ensopado na minha vida!

- Nunca?

- Nunca!

- Jura?!

- Claro que juro!

- Jura por sua mãe mortinha, debaixo de um caminhão com 18 rodas carregado de argentinos?

- Juro!

- Jura pela felicidade de nossos filhos?!

- Juro, porra!

- Jura que se você pensou em Peixe ensopado você quer que o Roque Junior nunca mais seja chamado para a seleção?

- Tá brincando!

- Jura?

- O Roque Junior?

- Jura?

- Tá bom...Tá bom...De vez em quando eu penso em comer Peixe ensopado.

- Porque você fica se negando? Porque você nunca experimentou?

- Não fica bem, Márcia!

- Eu como Peixe ensopado!

- Grandes coisas! Toda mulher foi feita prá comer Peixe ensopado. Sempre foi assim, desde o começo dos tempos. Mulher come Peixe ensopado. Homem come rabada! Tudo bem que tem mulher que gosta de comer rabada. Aliás. Nunca vi tanta mulher comendo rabada quanto nos dias de hoje, mas, convenhamos. Ver uma mulher comendo rabada, lambuzando as mãos nos ossinhos, não é tão agressivo quanto ver homem comendo peixe ensopado. Dependendo do prato, ver mulher comendo rabada até abre o apetite. Mas homem comendo peixe ensopado até me revira o estômago.

- Deixa de besteira!

- O que os vizinhos vão falar!?

- Não vão falar nada. O Serginho, do 302, come alface e ninguém fala nada!

- Ninguém fala nada na frente dele. Lá no vestiário do Ballet todo mundo comenta que ele come Peixe ensopado. Ele nunca vai ser o bailarino principal do lago dos cisnes. Só porque come Peixe ensopado.

- É...Mas te garanto que ele é muito mais feliz sem ter dúvida se prefere Peixe ensopado ou rabada!

- Besteira! Ele é ictiófilo. Ele é doente!

- Então, eu, que como peixe ensopado sou doente?

- Não, Márcia. Já disse que você é mulher. Que você pode comer peixe ensopado.

- Você que sabe. Não quer comer, não come. Não quer ser feliz, não seja. Mas que não diga que foi por culpa minha. Pois estou te dando a maior prova de amor que alguém pode dar te apoiando nesse momento de decisão e te aceitando comendo peixe ou rabada, mesmo contra tudo que a sociedade possa dizer a respeito.

E neste momento as lágrimas comecam a rolar pelas faces de George. Em seguida, George comeca a chorar copiosamente. Márcia se levanta e vai acariciar seu marido que já está em prantos abraçado a sua cintura.

- Chora, George. Chora que é bom.

- Desculpe, Márica! É mais forte que eu! Eu penso em Peixe ensopado.

- Eu sei, meu anjo. Eu sei! Nessa vida, a gente não escolhe de que prato vai gostar. Eu te entendo.

- E o que que eu faço, Márcia!

- Toma coragem e assume! Prova o peixe!

George continua chorando e vai parando aos poucos. Ainda que meio soluçando, se resolve. Primeiro, apenas molha o arroz no molho do peixe e prova. Em seguida, se serve de um pequeno naco da carne alva. Em seguida, se serve de uma posta inteira. E come. E come. Sem mais o receio de ser mal visto. Sem mais a dúvida que o assola. No final de tudo, levando os pratos para a cozinha, sua mulher pergunta:

- Então? Gosta de Peixe Ensopado?

- Sabe! É uma experiência gastronômica nova. Ainda não sei se prefiro peixe ou rabada, mas acho que meu negócio é rabada, embora não ache que nunca mais venha a comer peixe. Mas, só o tempo dirá. O que mais me agrada é que não tenho mais este preconceito bobo.

- hmmmm. que bom. Fico feliz por você. Agora deixa estes pratos prá lavar amanhã, pois tenho que dormir, pq amanhã acordo cedo!

- Cedo? Porque?

- Porque amanhã nosso filho vai trazer o namorado prá gente conhecer e quero preparar um jantar especial!

- Que bom! Enfim, vamos conhecer o namorado do nosso filho. Ele tem sido tão feliz desde que o conheceu! Capricha, hein!

- Claro que vou caprichar. Acho que vou até ligar prá boate amanhã prá dizer que não vou poder fazer strip porque estou menstruada só prá poder aproveitar mais o tempo. E o senhor! Vê se chega mais cedo do Ballet prá prestigiar seu filho também!

- Claro, Claro..Só me faz um favor?!

- Sim... Qual? Não serve peixe ensopado!

[]s
O Carioca

PS: Escrever é realmente um exercício fabuloso. Inicialmente, em lugar de peixe ensopado eu iria usar Jiló, mas cairia num lugar comum. Só que antes de decidir pelo peixe, devido á proximidade da feira que toda semana insiste em me acordar de madrugada, acabei esquecendo se Jiló se escrevia com J ou com G. Recorri o "Órelhão" no uol, que me esclareceu.

Num ponto mais abaixo, fiquei em dúvida quanto a grafia de menstruação - se havia ou não havia o n - e ovamente o órelho não só me socorreu como me surpreendeu, listando uma lista de sinônimos para esta torrente vermelha que tanto incomoda a mulherada quanto nos alegra aos homens em sua chegada a cada mês. A listinha segue abaixo:

1 catamênio,
2 menorréia,
3 menarquia,
4 mênstruo,
5 regras
6 boi,
7 chico,
8 conjunção,
9 costume,
10 embaraço,
11 escorrência,
12 incômodo,
13 lua,
14 mês,
15 paquete,
16 período,
17 pingadeira,
18 purgação do mês,
19 sangue,
20 veículo,
21 visita,
22 volta-da-lua

Puta-Merda, 22 sinônimos! Vai entender de buceta vazando assim na casa-do-caralho(que diga-se de passagem, se não é buceta acaba se tornando um cu)





9 comentários:

  1. Preconceito é a coisa mais nojenta que existe. Falo como pessoa e como cozinheira. HAHAHA.
    Adorei a metáfora. Ao invés de jiló ou peixe ensopado poderia ser bife de fígado.
    Besos

    ResponderExcluir
  2. Nossa...a letra 'miúda' foi pra eu não ler o texto é ???

    Isso é preconceito com o povo 'ruim das vistas'........rs

    ResponderExcluir
  3. CRUZES...Nem eu sabia que a minha mestruação podia descer em no mínimo 22 'apelidos' diferentes....

    QUANTO ao texto...Pois é, preconceito tem muito do que a gente 'desconhece' mesmo ou então não provou (e tem gente que é do tipo São Tomé, tem que ver pra crer) ou então disseram pra gente que era ruim, pecado, coisa de gente 'assim-assado' e por aí vai.

    Por exemplo...Eu NÃO GOSTO DE JILÓ...e não gosto por não gostar, de tanto OUVIR falar que é amargo, por exemplo.
    Já fígado eu não gosto PROVANDO mesmo...é HORRÍVEL!!!....rs

    E isso de preconceito em relação a opção sexual da pessoa é meio doido né não?
    Já ouvi pai dizendo que preferia ter filho ladrão, filho viciado a ter filho ‘viado’.

    Eu diria que aí já nem é preconceito...é Estupidez mesmo...MAS, vai entender o 'povo'.

    Atrê

    ResponderExcluir
  4. @Octopussy: A idéia era subverter a coisa, não adotar um prato a que as pessoas naturalmente têm uma certa aversão. Mas não podia ser algo tão corriqueiro, como bife com fritas.

    @Atre: Tu tá entre minhas prediletas. Entre ter filho ladrão ou viciado ou viado...viado, claro.

    []s
    O Carioca

    ResponderExcluir
  5. Agh...peixe ensopado pode ser trivial,mas é ruim.Bota um dendê,um leite de coco,e temos uma bela moqueca.Ei,Carioca,eu não sabia que mulher não gosta de rabada.Eu gosto,basta não estar mto gorda.Mas que família vc arrumou,hein?Marido bailarino,mulher stripper,filho viado...Bommmmm!!!Só falta o gato suicida...hehehe. E qto a preconceito:ninguém é besta de dizer que tem.Todo mundo tem preconceito contra alguma coisa,mas pega mal dizer em voz alta.E jura-se pela tal mãe mortinha em baixo do caminhão lotado de argentinos,que não. Ah, taí:caminhão lotado de ARGENTINOS. Olha o preconceito aí, minha genteeeee!!!! bjs,seu preconceituoso adorável.

    ResponderExcluir
  6. Por falar em preconceito,estou na Bahia,mais precisamente na Praia do Forte. Aqui 90% é negão e cada um com mais axé que o outro...Valha-me deus que ainda morro disso!!!

    ResponderExcluir
  7. Cadê vc,rapaz?Já voltei da bahia e continua o mesmo post? tsk,tsk,tsk...

    ResponderExcluir
  8. Pedindo licença a luCordeiro:

    Cadê vc,rapaz?Já voltei da bahia e continua o mesmo post? tsk,tsk,tsk...[2]

    Tá...EU não voltei da Bahia, mas posso sonhar né?
    o resto do comentário fica 'imexível'

    Um 'xero' no cangote Carioca

    Atrê

    ResponderExcluir
  9. Meninas, o Carioca Trabalha no mesmo rítimo do Dorival Caime! rsrs! AXÉ!
    beijo Carioca!

    ResponderExcluir